quinta-feira, 30 de maio de 2013

Plano de Aula - História

Matéria: História (História do Brasil)
Tema: Abolição da escravatura
Ano / Série: 4º Série / 5º Ano
Duração: 4 aulas, sendo 2 aulas explicativas e 2 aulas para desenvolvimento da atividade.

Objetivo
O aluno deverá compreender descrever, questionar e sintetizar. Deverá ser capaz de entender a abolição e a importância deste movimento na historia do Brasil.

Conhecimento Prévio
O aluno deverá ter conhecimento sobre a escravidão no Brasil Colonial e a tentativa dos portugueses em escravizar os índios brasileiros. Com esta tentativa fracassada, os colonizadores trouxeram os negros da África para trabalhar em sua colônia. Assim começou a escravidão africana no Brasil.

Conteúdo
O movimento abolicionista surgiu no século XIX tendo como seu principal defensor Joaquim Nabuco.
            Nesta época o Brasil passou a empregar trabalhadores imigrantes estrangeiros em suas lavouras e usinas, o que diminuiu o uso de escravos.
            A Primeira etapa abolicionista se deu em 1850, com a extinção do tráfico de escravos no Brasil.
            Em 1871, surgiu a lei do Ventre Livre que tornava livres os filhos dos escravos. No ano de 1885 foi promulgada a lei Saraiva-Cotegipe que beneficiava os negros com mais de 65 anos.
            Apenas em 13 de maio de 1888, através da lei Áurea, que a liberdade total e definitiva foi alcançada pelos negros. A lei foi assinada pela Princesa Isabel, filha de D. Pedro II

Procedimentos
O professor iniciará a aula questionando aos alunos sobre a escravidão no Brasil com o objetivo de saber sobre os conhecimentos deles sobre o tema abordado.
            Caso o professor perceba que os alunos tenham dúvidas, o mesmo fará uma revisão rápida. Logo após entrará no tema da aula Abolição da Escravatura e o aluno poderá perguntar, expor seus conhecimentos e tirar suas dúvidas durante a explicação.

Materiais utilizados / Recursos
*        Lousa
*        Livro Didático
*        Jornais e Revistas

Avaliação
Solicitar ao aluno que desenvolva uma história em quadrinhos e através dela conte o que aprendeu durante a aula.
A criança poderá fazer desenho livre ou usar recortes de jornais e revistas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário