A prática de uso de filmes em sala de
aula é tão antiga quanto os videoplayers e suas fitas. Talvez você seja um
professor mais novo e tenha vivenciado somente a fase do DVD player e dos DVDs
discs e agora do Blu-ray.
O fato é que muitos são os momentos em
que os filmes “comerciais” aparecem como elementos pedagógicos no contexto
escolar.
Porém, apesar de ser um “velho
conhecido” de todos, ainda existem equívocos, tabus e muito desconhecimento
acerca desta valiosa prática pedagógica.
Os filmes são potentes recursos
audiovisuais, que por meio do enredo, da trama, dos personagens, do lúdico, podem,
quando utilizados de modo correto, promover excelentes experiências de
aprendizagem! Trabalham com nossas experiências e emoções, abordando diferentes
linguagens: falada, visual, musical e escrita.
Quando falamos em usar corretamente, é
importante entender que:
a) A prática da projeção do filme em
ambiente escolar deve estar alicerçada no planejamento de ensino. Não adianta
levar os alunos para a sala de TV ou o vídeo para a sala sem definir exatamente
o conteúdo que se deseja trabalhar.
b) O professor deve assistir ao filme
com antecedência, marcando as partes, os elementos, as cenas que exemplificam e
vivenciam o conteúdo pedagógico proposto, de modo a apontar estes itens durante
a execução do filme.
c) Muitas vezes, não se faz necessário
que o docente e os alunos assistam ao filme inteiro. Podem-se selecionar os
trechos mais significativos que ilustrem e esclareçam a temática em questão.
d) Salvo em época de colônia de férias e
para ambientes de educação infantil, o filme em sala de aula não é diversão ou
passatempo. Desmistifique isso com seus alunos.
e) Prepare seus alunos para o filme. Em
sala de aula, comente quais conteúdos pedagógicos serão “vistos” na projeção em
questão, qual o período histórico, os elementos importantes e os vestuários.
f) O item anterior fica totalmente
revogado se a sua intenção for surpreender os alunos. Permita que assistam ao
filme sem nenhuma orientação e depois retome o assunto em sala de aula, de modo
a perceber qual a visão do grupo sobre o assunto, os conhecimentos anteriores
que possuem e retome o conteúdo com base nas questões apresentadas por eles.
g) Todo mundo gosta de ver o filme. Isso
é uma verdade incontestável. Portanto, assegure que o tamanho da tela da TV
seja adequado e garanta a visibilidade do grupo todo. A mesma dica vale para o
som. Do primeiro ao último aluno, todos devem estar ouvindo bem. Muitas vezes,
os professores reclamam de indisciplina durante as projeções, mas ela pode ser
causada pelo fato de que eles, simplesmente, não conseguem ler as legendas ou
visualizar a televisão...
h) Alguns docentes solicitam o
preenchimento de uma ficha técnica do filme durante a execução dele. O recurso
é válido, desde que os alunos tenham condições de preencher tal ficha... Há
luminosidade? Há carteiras e cadeiras adequadas?
i) Os filmes apresentam erros
conceituais? Ótimo! Aproveite a oportunidade para esclarecer o ponto em questão
e também para desenvolver o senso crítico dos alunos, mostrando que nem tudo
que está na TV, no filme, no comercial é correto e verdadeiro!
j) Nem só de filmes “prontos” vive a
escola quando se fala em recurso audiovisual! Você pode utilizar comerciais,
programas televisivos gravados, filmes disponíveis na internet como os
disponibilizados para download no portal da Petrobras, além de solicitar que os
alunos produzam seus próprios filmes!
k ) Curta o momento com seu grupo! Vale
todo mundo no chão, com almofadas, pipoca e aquele clima de aconchego que todo
mundo gosta de vivenciar e não esquece nunca!
Sugestões de filmes:
Carlota Joaquina – a princesa do Brasil
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.Bee Movie
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.Tempos modernos
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.Linha do tempo
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.Toy Story 3
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.Quanto vale ou é por quilo?
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.Diários de motocicleta
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.Percy Jackson e o ladrão de raios
Dicas e sugestões de atividades pedag
Nenhum comentário:
Postar um comentário