quinta-feira, 30 de maio de 2013

Plano de Aula - Matemática

OBJETIVOS OPERACIONAIS OU INSTRUCIONAIS
CONTEÚDO
PROCEDIMENTO DE ENSINO (AÇÕES)

- Diferenciar o conceito de adição e subtração;

- Desenvolver a capacidade de interpretar fatos matemáticos.




























Título: Aprendendo a resolver problemas





Subtítulo ou itens
- adição;
- subtração;
- situações-problema.

Motivação: (10’) – Um componente do grupo organizará uma roda de conversa com as crianças e irá recordar as ideias de adição e subtração juntamente com as mesmas.
Desenvolvimento: (40’) - Ao término da roda, as crianças voltarão a sentar em seus lugares e um componente do grupo irá distribuir uma folha de sulfite para cada aluno com uma situação-problema e um quadro para completarem. Pedir para os alunos anotarem como chegaram aos resultados. Será importante ajudá-los a entender a disposição dos números na tabela antes dos cálculos. Se surgirem dificuldades, deixe-os com a seguinte questão: Se a sala tem 150 lugares, a soma das cadeiras disponíveis pode ser maior do que esse número? Os alunos poderão resolver a situação usando a adição ou a subtração para chegar ao resultado.
Fixação: (30’) - Após todos terem completado a tabela, um componente do grupo dividirá os alunos em trios e pedirá para que esses criem uma breve situação-problema que envolva adição ou subtração. Quando todos terminarem, os trios irão expor na lousa os seus problemas e as soluções, de modo que todos possam discutir o que foi feito.
Recursos Utilizados:lousa, giz, folha de sulfite.

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