- Diferenciar o conceito de adição e subtração;
- Desenvolver a capacidade de interpretar fatos
matemáticos.
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Título: Aprendendo
a resolver problemas
Subtítulo ou itens
- adição;
- subtração;
- situações-problema.
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Motivação: (10’) – Um componente do grupo
organizará uma roda de conversa com as crianças e irá recordar as ideias de
adição e subtração juntamente com as mesmas.
Desenvolvimento: (40’)
- Ao término da roda, as crianças voltarão a sentar em seus lugares e um
componente do grupo irá distribuir uma folha de sulfite para cada aluno com
uma situação-problema e um quadro para completarem. Pedir para os alunos
anotarem como chegaram aos resultados. Será importante ajudá-los a entender a
disposição dos números na tabela antes dos cálculos. Se surgirem
dificuldades, deixe-os com a seguinte questão: Se a sala tem 150 lugares, a soma das cadeiras disponíveis pode ser
maior do que esse número? Os alunos poderão resolver a situação usando a
adição ou a subtração para chegar ao resultado.
Fixação: (30’) - Após todos terem
completado a tabela, um componente do grupo dividirá os alunos em trios e
pedirá para que esses criem uma breve situação-problema que envolva adição ou
subtração. Quando todos terminarem, os trios irão expor na lousa os seus
problemas e as soluções, de modo que todos possam discutir o que foi feito.
Recursos Utilizados:lousa, giz, folha de sulfite.
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